A Creche Menino Jesus de Praga teve início em dezembro de 1980 quando o responsável pela Igreja Menino Jesus de Praga, Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, preocupado com a saúde e desenvolvimento das crianças de mães que trabalhavam nas vizinhanças e não tinham com quem deixar seus filhos menores, teve a iniciativa de criar uma creche dentro das dependências da igreja, e para tanto contou com o auxílio de alguns paroquianos. Em 1984 a Creche começou efetivamente a operar, com as áreas devidamente adaptadas para as atividades. No início a Creche atendia, em período integral, 20 crianças oriundas de famílias de baixa renda, oferecendo cuidados de saúde, higiene e alimentação.
A equipe responsável pela Creche contava com pessoas com experiências profissionais variadas, o que contribuiu para o bom resultado administrativo e ampliou a visão para além do assistencial. A Creche foi assimilando aspectos pedagógicos voltados ao desenvolvimento intelectual das crianças.
Em 1997 eram atendidas 60 crianças, ainda no mesmo prédio inicial. Por meio de doações e promoções de eventos, a Creche adquiriu 2 terrenos, no mesmo bairro, visando construir nova sede e assim aumentar o número de crianças atendidas.
Em 2006 a diretoria coordenou o Projeto Dobrar para viabilizar a nova sede. Para tanto um grupo de arquitetos, engenheiros e decoradores de Campinas foi organizado. Em janeiro de 2007 iniciou-se o atendimento na sede atual. Em 2016 a Creche atendia 126 crianças em período integral e no início de 2017, através de projeto da FEAC e de doações, promoveu reformulação de salas e do parque sensorial, ampliando assim sua capacidade para 155 crianças atendidas. Sendo uma OSC e através de uma diretoria voluntária é de se destacar o esforço próprio da entidade na ampliação dos atendidos colaborando espontaneamente com a cidade de Campinas.
A Creche está localizada na região leste de Campinas no bairro Novo Cambuí e atende atualmente os bairros: Chácara da Barra, São Quirino, Vila Nogueira, Nilópolis e Jd. Santana, dentre outros.
Essa região foi marcada pela implantação de conjuntos habitacionais promovidos por programas de habitação popular, porém ainda persiste grande desigualdade socioeconômica, evidenciada por moradias precárias, com higiene deficiente e sem áreas verdes próximas apropriadas e seguras para o desenvolvimento infantil, o que induz ao uso excessivo de meios como TV ou internet dentro das residências. Famílias com rendimento muito baixo ou dependentes de programas governamentais é fato recorrente na região. Com relação a educação, a demanda do atendimento de vagas para as crianças é abrangente em nível de território e não se restringe somente aos bairros da proximidade. Segundo informações disponíveis nos prontuários dos atendidos, cerca de 90% das mães têm a necessidade de trabalhar fora de casa e muitas destas se empregam no bairro da Creche ou em bairros próximos.
Atualmente a Creche Menino Jesus de Praga atende gratuitamente 155 crianças de 04 meses a 5 anos e 11 meses em período integral, promovendo espontaneamente a integração das famílias com a Entidade, visando o pleno desenvolvimento físico, intelectual e social dos atendidos.